Uma era chega ao fim. A melhor geração do vôlei masculino brasileiro encerra o seu ciclo de uma maneira amarga. No último dia de disputas em Pequim, a equipe perde a final dos Jogos Olímpicos para os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 20-25, 25-22, 25-21 e 25-23, ficando com a medalha de prata. Confira como foi!
Após o amargo quarto lugar em Atenas-2004, o vôlei feminino do Brasil conquista a sua maior glória. Mais uma vez com uma grande exibição, a equipe derrota os Estados Unidos na final, e conquista o ouro nos Jogos de Pequim, o terceiro do país em 2008. Relembre a conquista!
Após ficar no quase em Atenas-2004, Natália Falavigna queria mais em Pequim. A lutadora perde na semifinal para a norueguesa Nina Solheim, em luta decidida no tempo extra, mas conquista a inédita medalha no taekwondo brasileiro ao vencer Karolina Kedzierska, da Suécia, e faturar o bronze na categoria acima de 67 kg. Confira!
Com a responsabilidade de toda uma modalidade nas costas, Mauren Maggi conquista a medalha de ouro do salto em distância em Pequim. Em sua segunda participação olímpica, a atleta brasileira salta 7,04 m na primeira tentativa e consegue subir ao lugar mais alto do pódio. A russa Tatyana Lebedeva termina com a prata, e a nigeriana Blessing Okagbare, com o bronze. Veja como foi!
Três dias após a eliminação para a Argentina na semifinal, a seleção brasileira reune força e motivação para bater a Bélgica por 3 a 0 em Xangai, em resultado que confere ao time de Dunga a medalha de bronze dos Jogos de Pequim, espécie de prêmio de consolação para a equipe que cruzou o mundo atrás do inédito ouro no torneio olímpico de futebol.Relembre!
Após a classificação suada para as Olimpíadas, Márcio e Fábio Luiz surpreenderam os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel na semifinal e foram mais longe do que todos imaginavam que pudessem ir. Na decisão, no entanto, os brasileiros são superados pelos favoritos norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers e ficam com a prata. Confira como foi!
Campeões olímpicos em Atenas-2004, Ricardo e Emanuel foram derrotados pelos compatriotas Márcio e Fábio Luiz na semifinal. Na disputa 'brasileira' pelo bronze, a dupla número 1 do Brasil derrota Jorge e Renatão, que apesar de terem nascido no Brasil atuam pela Geórgia.Relembre!
Mais uma vez a chance do ouro olímpico no futebol feminino brasileiro morre em uma final decidida na prorrogação diante dos Estados Unidos. Com um gol de Lloyd marcado logo no início do tempo extra, as norte-americanas derrotam Marta e cia. por 1 a 0 e levam o tricampeonato na China. As brasileiras, como em Atenas-2004, tem de se contentar com a prata. Confira os detalhes!
Na classe que consagrou Torben Grael, o maior atleta olímpico brasileiro, Robert Scheidt supera um recorde do veterano velejador. O paulista conquista a medalha de prata na classe Star, ao lado de Bruno Prada, e chega ao seu quarto pódio em quatro edições dos Jogos Olímpicos consecutivas (Atlanta-19996, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008). Veja como foi!
Neste domingo, a 26ª edição foi encerrada com as mesmas virtudes que marcaram toda esta trajetória: a opulência, o excesso de efeitos de luz, a mescla entre tecnologia e tradição, e um alto padrão que Londres-2012 terá de atingir em quatro anos principalmente nas cerimônias de abertura e encerramento. Leia mais
As águas chinesas trazem boa sorte para Fernanda Oliveira e Isabel Swan. Em Qingdao, as brasileiras vencem a regata da medalha e conquistam o primeiro pódio da história da vela feminina brasileira. A dupla leva o inédito bronze da classe 470, ficando atrás das campeãs olímpicas da Austrália, Elise Rechichi e Tessa Parkinson, e das holandesas Marcelien de Koening e Lobke Berkhout. Relembre!
Fim da cerimônia. Queima de fogos e apresentações de dança e música encerram oficialmente os Jogos de Pequim-2008. Sem o mesmo glamour da abertura, a China se despede da competição que marcou sua supremacia nas disputas. Confira a classificação final!
Quando César Cielo conquistou a medalha de bronze nos 100 m livre e disse que iria trazer também a medalha de ouro no 50 m, poucos acreditaram no que o nadador falava. Com 21s30, a apenas dois centésimos do recorde mundial, o brasileiro cumpre a promessa e quebra novamente a marca olímpica da prova. A conquista marca o primeiro ouro da natação brasileira em Olimpíadas.Relembre o momento!
Nova queima de fogos no Ninho de Pássaro. Dentro do estádio olímpico, seguem apresentações de dança e música chinesas.
Com o gramado inteiro tomado por atletas e dançarinos, apresentações simultâneas de dança ocorrem enquanto Jackie Chan canta vestido com a camiseta utilizada pelo voluntários dos Jogos de Pequim-2008.
Ainda sob a seqüência musical do encerramento oficial, dançarinos se apresentam hasteados por cordas, em apresentação que dá a impressão de estarem flutuando.
O tenor Plácido Domingo se apresenta ao lado da chinesa Song Zuying, cantora lírica do Exército Popular de Libertação da China (PLA), considerado o maior exército do mundo.
Enquanto todo o mundo olhava para o meio da piscina, onde competiam o francês Alain Bernard e o australiano Eamon Sullivan, César Cielo rouba a cena. Na mesma raia em que seu mentor, Fernando Scherer, conquistou a medalha de bronze dos 50 m livre nas Olimpíadas de Atlanta-1996, o nadador paulista conquista a medalha de bronze dos 100 m livre em Pequim. Veja como foi a prova!
Sem a mesma formalidade da abertura, as delegações participantes do Jogos entraram no Ninho de Pássaro juntas.Confira as imagens!
Música pop toma conta do encerramento oficial. Ao som de 'Eu amo Pequim', banda anima o público no Ninho de Pássaro.
Faixas são estendidas após a finalização da dança da chama. E novamente uma queima de fogos iluminam o ceú ao redor do estádio olímpico Ninho de Pássaro.
O momento mais esperado da cerimônia. Sob o olhar atento do público, a chama se apaga e artistas se apresentam na chamada 'torre da memória'. Há encenações das modalidades que marcaram os Jogos de Pequim.
Com encenação e apresentação artística paralelas, as conquistas olímpicas são relembradas em telões no Ninho de Pássaro. A cerimônia se aproxima do final.
A terceira medalha brasileira chega novamente no judô. Tiago Camilo não esperava ser derrotado antes da final nas Olimpíadas de Pequim, mas, após ser surpreendido pelo alemão Ole Bischof, restou ao brasileiro lutar pelo bronze. Mesmo sem esconder o abatimento pelo resultado, o campeão mundial em 2007 se recupera e, com vitória sobre o holandês Guillaume Elmont, leva sua segunda medalha olímpica. Relembre!
Durante a apresentação de Leona Lewis eJimmy Page, ex-guitarrista de Led Zeppelin, surge o jogador de futebol David Beckham. Muito aplaudido, o astro que atualmente joga no Los Angeles Galaxy acena para o público presente no Ninho de Pássaro.
Após apresentação artística, o ônibus de dois andares se transforma em símbolos históricos londrinos. No palco montado, atração da música britânica do momento Leona Lewis se apresenta ao lado de Jimmy Page, ex-guitarrista de Led Zeppelin.
Um ônibus de dois andares, tradicional símbolo de Londres, entra no Ninho do Pássaro, provavelmente trazendo o jogador de futebol David Beckham.
Com as luzes apagadas, o público presente no Ninho de Pássaro e as delegações conferem no telão uma apresentação dos Jogos de Londres-2012.
Neste momento, o prefeito de Pequim Guo Jinlong sacode a bandeira dos Jogos Olímpicos e passa para o presidente do COI, Jacques Rogge. O mandatário realiza o mesmo gesto, antes de entregar nas mãos de Boris Johnson, prefeito de Londres, próxima cidade a sediar as Olimpíadas.
O encerramento oficial teve início com queima de fogos. Confira o álbum do início da festa!